quarta-feira, 10 de abril de 2024

1901

Teixeira de Queirós, A Caridade em Lisboa,D. João da Câmara, A Rosa Enjeitada. Abel Botelho, Amanhã. João Lúcio de AzevedoOs Jesuítas no Grão-ParáJaime de Magalhães Lima, Sonho de Perfeição Raul Brandão, O Padre. Carlos Malheiro Dias, Os Teles de Albergaria.   Júlio Dantas, A Severa. Eugénio de Castro, Depois da Ceifa. Augusto Gil, Versos. Teixeira de Pascoais, À Ventura. João Lúcio, Descendo.. Póstumo: Eça de Queirós, A Cidade e as Serras. BrasilMachado de Assis, Poesias Completas, Coelho Neto,. Tormenta.

Contexto. Governo de Hintze Ribeiro legaliza a generalidade das ordens religiosas. João Franco forma o Partido Regenerador Liberal, cisão do Partido Regenerador. Desfile do 1.º de Maio em Lisboa. Congresso operário galaico-português em Tui. Fundação do Centro Académico da Democracia Cristã, Coimbra. Criação da Sociedade Nacional de Belas-ArtesImprensaSerões (Adrião de Seixas). Pintura. Columbano Bordalo PinheiroA Luva Branca. José MalhoaRetrato do Fotógrafo António NovaisSousa LopesEngano de Alma, Ledo e CegoMúsicaÓscar da Silva, Dona Mécia.



Columbano Bordalo Pinheiro, A Luva Branca



Confronto
Émile ZolaTrabalho. August StrindbergO SonhoSigmund FreudPsicopatologia da Vida Quotidiana. Anton TchékhovAs Três IrmãsRudyard KiplingKimBeatrix PotterA História de Pedrito Coelho. Thomas Mann, Os Buddenbrook. 
Prémio Nobel – Sully Prudhomme (1839-1907).

Paz de Pequim, indemnizações da China às potências ocidentais. Morte da rainha Vitória assinala fim de uma época. Assassínio do presidente americano William McKinley, pelo anarquista Leon Czolgoz; ascensão do vice, Theodore Roosevelt.  PinturaGiuseppe Pellizza da Volpedo, O Quarto EstadoPaul Gauguin, E o Ouro dos Seus CorposGustav Klimt, Judite e a Cabeça de HolofernesPablo Picasso, Yo, PicassoQuarto Azul. Ilya Repin, Retrato de Tolstói Descalço. Música: Edward Elgar, Marchas de Pompa e Circunstância #1 e #2. Gustav Mahler, Sinfonia#4. Serguei Rachmaninov, Concerto para piano #2. Ciência e tecnologia Santos Dumont circunda a Torre Eiffel em dirigível.

Giuseppe Pelizza da Volpedo, O Quarto Estado



Sem comentários:

Enviar um comentário

1905

Wenceslau de Morais , O Culto do Chá . Basílio Teles, Do Ultimato ao 31 de Janeiro . H. Lopes de Mendonça . Nó Cego . Fialho de Almeida , G...